Logon

Newsletter

Saúde e Bem-Estar - 17/11/2017

NOVEMBRO AZUL

Fique atento aos perigos do câncer de próstata

 

Está aberta a temporada de orientação e conscientização da população masculina sobre o câncer de próstata. A campanha internacional Novembro Azul tem a missão de orientar os homens sobre a importância da detecção precoce e acabar de vez com preconceitos e tabus que envolvem o exame preventivo.

As mulheres também podem e devem participar, exercendo seu papel de influenciadoras sobre os homens à sua volta ao incentivá-los a fazer o exame de acordo com as indicações médicas e disseminando as informações sobre a importância do diagnóstico da doença em estágio inicial.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre a população masculina, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É um tipo de câncer associado à terceira idade, já que cerca de 75% dos casos em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O urologista Bruno Oliveira explica que a recomendação é que o primeiro exame seja realizado aos 45 anos e, a partir de então, o paciente deve seguir as recomendações do seu médico.

"O acompanhamento abrange o exame no consultório, combinado com exames laboratoriais, ultrassom e o histórico de cada um. O importante é detectar a doença no estágio inicial", destaca. Ele lembra ainda que homens com histórico familiar de câncer de próstata estão em um grupo maior de risco e devem manter a rotina de exames indicada por seu médico.