Logon

Imprensa

20/01/2021

PRUDENTIAL INVESTE CERCA DE R$ 5 MILHÕES EM PROJETO DE GERAÇÃO DE EMPREGOS NO RIO DE JANEIRO

Programa Jovens Pro Futuro, realizado em quatro instituições sociais da cidade, é voltado para jovens entre 15 e 29 anos de territórios mais vulneráveis, e abrange capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho

Se tem juventude, tem futuro. E se tem futuro, tem Prudential. Em linha com o objetivo de construir um legado social no Rio de Janeiro, criando oportunidades de desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho, a Prudential vai investir cerca de R$ 5 milhões em projetos de inclusão social na cidade. O programa é voltado para jovens entre 15 e 29 anos de territórios mais vulneráveis, e será realizado em quatro instituições sociais da capital: Redes da Maré, Recode, Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), e contará com o apoio da organização internacional BrazilFoundation, no acompanhamento do trabalho das instituições. Com duração inicial de três anos, o programa, lançado em 20 de janeiro, oferecerá desenvolvimento profissional para que os jovens que residem em territórios vulneráveis tenham acesso ao primeiro emprego ou invistam no empreendedorismo, contribuindo, consequentemente, para o crescimento econômico do Estado.

O Programa Jovens Pro Futuro espera formar mais de 4.000 jovens, entre capacitação em cursos para ingresso no mercado de trabalho, empoderamento digital, oferecimento de assistência socioemocional e inserção no mercado de trabalho por meio da Lei de Aprendizagem. Nesse sentido, a própria Prudential do Brasil incentivará o acesso ao primeiro emprego, oferecendo oportunidades na companhia para os jovens de uma das instituições pelo período de 16 meses.

"É um enorme orgulho iniciarmos o projeto Jovens Pro Futuro no Rio de Janeiro, contribuindo para o crescimento profissional dos jovens da cidade e escrevendo um novo capítulo em nossa história. Temos o compromisso em proteger vidas e, por isso, queremos ajudar a construir um mundo mais justo e com mais oportunidades para esta e futuras gerações. O programa se soma a outras importantes iniciativas que já desenvolvemos, como o Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que anualmente incentiva o voluntariado e empreendedorismo de jovens de todo o Brasil, e o International Volunteer Day, ação que desenvolve anualmente atividades com os funcionários da companhia em uma instituição específica, capazes de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de crianças, jovens, adultos e idosos", destaca o presidente e CEO da Prudential do Brasil, David Legher.

Além dos importantes projetos sociais sinalizados pelo executivo, recentemente, a matriz americana da Prudential foi uma das 85 organizações parceiras e investidoras do projeto GOYN (Global Opportunity Youth Networks), lançado em São Paulo. A iniciativa mundial tem o objetivo de trabalhar a inclusão produtiva de jovens de territórios mais vulneráveis, e desenvolve soluções para potencializar oportunidades dignas de emprego e renda na cidade.

Desafios na educação e na conquista de empregos

O projeto chega à cidade em bom momento, já que o cenário enfrentado pelos jovens brasileiros é desfavorável: no segundo trimestre de 2020, por exemplo, em meio à pandemia, a parcela de jovens que não estudam nem trabalham bateu recorde, chegando a 35,2% da população entre 20 e 24 anos, de acordo com a FGV Social. Além disso, os jovens são um dos grupos mais afetados pelo desemprego. Segundo dados do IBGE, de 2019, 11 milhões de jovens brasileiros estavam sem oportunidades no mercado de trabalho - representando 27% dos jovens no Brasil.