Logon

Newsletter

No Radar - 13/02/2019

Os muitos benefícios do seguro resgatável

Previsibilidade no valor a ser pago e possibilidade de resgate estão entre eles


O seguro de vida individual tem conquistado cada vez mais pessoas por ser uma solução que, ao mesmo tempo, é completa e flexível. Como o próprio nome já diz, trata-se de um seguro que permite a formação de um valor de resgate, constituído ao longo da vigência do contrato e que pode ser acessado depois de um prazo determinado, mas seus benefícios vão muito além desse.

Diferente dos seguros de vida tradicionais, em que o valor dos prêmios pagos aumenta de acordo com a idade, o seguro de vida individual com formação de reserva traz o conceito de prêmio nivelado, gerando previsibilidade sobre o valor a ser pago durante todo o período de pagamento da cobertura. Além disso, trata-se de um seguro vitalício, mas com um período de pagamento pré-estabelecido, que geralmente varia entre 10 e 30 anos, dependendo da idade do segurado.

Uma das características é o reajuste anual com base apenas na inflação, sem que haja reenquadramento de acordo com a idade do segurado ao longo da vigência. Dessa forma, o segurado não é pego de surpresa com parcelas que crescem a cada ano e se tornam impossíveis de serem pagas com o tempo.

Outra possibilidade de pagamento é ter um seguro de vida com característica resgatável com alguns reajustes pré-estabelecidos em contrato. Dessa forma, é possível pagar um valor de prêmio menor no início da vigência e um valor maior ao passar dos anos, acompanhando seu aumento de renda mensal.

Além de garantir a segurança dos beneficiários do seguro, essa modalidade de proteção permite ao próprio segurado realizar o resgate parcial ou integral de parte da reserva financeira constituída. Caso o segurado não tenha mais condições de arcar com as parcelas do seguro, pode transformar a proteção vitalícia em um seguro temporário, reduzindo o período de cobertura e mantendo o valor da indenização.

Em caso de eventual necessidade financeira, o segurado pode continuar com a cobertura, porém reduzindo o valor da indenização em caso de morte e receber o valor do resgate parcial disponível, ou ainda pode optar por cancelar o seguro e obter o valor de resgate integral. É importante destacar que o valor de resgate não corresponde à devolução dos prêmios pagos. De qualquer forma, ter um seguro é importante para todos os perfis.

 

Fonte: INFOMONEY - Especiais Seguro de Vida